Leia a República

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Stuart Carvalhais, ilustração para um bilhete postal de propaganda ao jornal República. Década de 1910.

11.º C, a nossa turma

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de Aguiar da Beira para o Mundo

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VAMOS REPUBLICAR

Neste blog, pretendemos, de uma forma original e criativa, dar a conhecer alguns aspectos da 1.ª República portuguesa. E outras curiosidades desse tempo...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Memória

A proposta da criação do blog para participação no concurso «O Centenário da República» foi-nos feita no início do 1.º período do ano lectivo pela nossa professora de Português, Elisabete Bárbara. Acedemos de imediato, dispondo-nos a participar com empenho nas tarefas solicitadas. Queríamos fazer um bom trabalho, aliando o conhecimento histórico ao desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico e criatividade. Começámos por fazer pesquisa, em livros e na internet, sobre a época em causa, dividindo tarefas e estabelecendo prazos para o seu cumprimento. Cada um de nós contribuiu de forma activa para a criação do blog, rentabilizando as nossas capacidades e competências; através da escrita e do desenho tentámos tratar a informação recolhida de forma original e interessante. Nesse sentido, alguns dos nossos posts apresentam poemas por nós criados e baseados nos dados recolhidos. É disso exemplo o poema sobre a reforma ortográfica de 1911, o poema sobre o regicídio, o poema sobre Florbela Espanca, entre outros. Tentámos também procurar informação sobre a implantação da República na nossa terra, Aguiar da Beira, vendo de que forma reagiu politicamente. Procurámos diversificar a nossa pesquisa e considerámos pertinente investigar sobre o que, nesse período cronológico, marcava os acontecimentos mundiais. Assim, descobrimos o bailado Pássaro de Fogo, a Tournée de Charlot, a estreia do filme O Retrato de Dorian Gray, entre outras curiosidades. A pesquisa foi feita ao longo de dois períodos escolares, por vezes em reuniões fora do horário lectivo, e também recorrendo ao debate via internet. Este trabalho serviu para desenvolver os nossos conhecimentos acerca deste período histórico, para conhecer melhor a nossa terra, para desenvolver capacidades de trabalho colaborativo, para convivermos e para nos unirmos em prol de um objectivo comum. Em conclusão, achamos que este projecto foi extremamente interessante porque associou o conhecimento à criatividade e porque fortaleceu as relações interpessoais quer entre alunos quer entre alunos e professora.

A turma do 11.º C e a sua professora

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