Leia a República

Leia a República
Stuart Carvalhais, ilustração para um bilhete postal de propaganda ao jornal República. Década de 1910.

11.º C, a nossa turma

11.º C, a nossa turma
de Aguiar da Beira para o Mundo

Pesquisar neste blogue

VAMOS REPUBLICAR

Neste blog, pretendemos, de uma forma original e criativa, dar a conhecer alguns aspectos da 1.ª República portuguesa. E outras curiosidades desse tempo...

quinta-feira, 18 de março de 2010

O GOLPE



Esta é a famosa foto que reúne os triunfadores do 28 de Maio de 1926: Gomes da Costa, Oscar Carmona e Mendes Cabeçadas, com os ministros civis chegados de Coimbra, entre os quais Salazar.

«Na noite de 29 para 30 de Maio de 1926 é o governo de António Maria da Silva que se rende. E na madrugada de 30 capitula o Presidente da República, Bernardino Machado, convidando Mendes Cabeçadas a formar governo. Na sua lenta marcha para Lisboa, Gomes da Costa detém-se em Coimbra, onde um lente da universidade relativamente obscuro é sondado para o cargo de ministro das Finanças. Este hesita, procura escusar-se alegando motivos de saúde, mas a 3 de Junho surge a sua nomeação para o ministério. No dia 4 de Junho, Gomes da Costa está na Amadora, onde se empenha pessoalmente em convencer o lente de Coimbra a aceitar a nomeação. Este recusa, e no dia 5 apanha o comboio para Coimbra. O seu nome? António de Oliveira Salazar. Finalmente, a 6 de Junho, Gomes da Costa desfila triunfalmente pelas ruas de Lisboa à frente das suas tropas, montado num cavalo branco. O golpe triunfara em todo o País.»

em «A ascensão de Salazar, 1926-1932» in Os anos de Salazar, o que se contava e o que se ocultava durante o Estado Novo, Planeta DeAgostini, 2008, p.55.

Sem comentários:

Enviar um comentário